segunda-feira, 16 de maio de 2016

Dona Carmem, a Hortelã Pimenta e um Agradecido Aprendiz

Se você ensinar alguma coisa útil a uma pessoa, e se esta pessoa for como eu, saiba que ela jamais se esquecerá de você!
 
Quando eu era pequeno, Dona Carmem, uma senhora que na época tinha mais de 80 anos, e óbvio, já faleceu, pois lembre-se: eu era pequeno... rsrsrs, me ensinou a tratar de frieira.

Sabe como é moleque de rua.... brincava o tempo todo no barro, na poeira, no mato, subia em árvore, e tudo o mais que agente da minha época curtia quando não existia vídeo game, celular e facebook....

Pois é, sem contar aqueles deliciosos momentos de brincar na chuva, e portanto pisar em poça d´agua, etc....

Então,  a dermatofitose, que vulgarmente é chamada de frieira, é uma espécie de micose que agente pega nos pés, especialmente entre os dedos... ela é contraída onde tem fungos causadores... e não é apenas em poças de água, etc... mas em pisos de azulejos, piscinas, box de banheiro etc...

Pois bem, ou melhor pois, mal.... milhares de anos depois da minha pré adolescência, agora nas minhas férias, eu contraí uma frieira, e não foi brincando não... eu fui dar uma moral no rejunte do piso do meu banheiro.... só sei que no dia seguinte, um ressecamento ardente começou a incomodar naquele mesmo lugar, da época que eu era um piá.... entre o dedo mindinho do pé e seu vizinho...

Dona Carmem ativar! Quando eu era criança então eu passava talco de polvilho antisséptico Granado, pomada Minâncora, etc etc e todas essas coisas da farmácia, e nada resolvia. Foi quando uma vez a preta velha, mais exatamente marrom velha, pois ela não era negra, mas bem queimada do sol, com cabelos brancos ressecados, e apenas uns 4 dentes na arcada superior, a velha Dona Carmem, pegou duas folhas de hortelã pimenta do quintal, me deu e disse: “liga o fogo do fogão e coloque essas folhas sobre o fogo até que elas fiquem suadas, esprema ainda quente sobre a frieira, e pronto!”...

Pois é: batata! Quer dizer, não, hortelã pimenta! Cura mesmo, coisa de 24 horas!

A Natureza é uma beleza, e como diz a Bíblia: “a beleza dos idosos são as suas cãs”... que para quem não sabe, cãs são os cabelos brancos...

Sábia Dona Carmem, com poucos dentes, e pés rachados, e poucas letras... mas tinha muito a ensinar.

Fica a dica,
Escrito em 23/07/2013
SB ®

Um comentário: