quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Lutero afirma: o batismo é por imersão!




A vasta maioria das igrejas históricas, tradicionais, batizam por aspersão, e praticam o pedobatismo (luteranos, presbiterianos e metodistas originais por exemplo).

No entanto, considerado praticamente o pai da Reforma Protestante, surpreendentemente vemos Martinho Lutero declarar sobre a forma correta de batizar:

"...gostaria eu que os que vão ser batizados fossem submergidos totalmente na água, tal como soa o vocábulo e designa o mistério. Não julgo necessário, mas seria bonito dar a uma coisa tão perfeita e plena também um sinal pleno e perfeito, tal como Cristo, sem dúvida, o instituiu." (Do Cativeiro Babilônico da Igreja, pg. 67,68, Ed. Martin Claret)





Vamos refletir:
1. Lutero gostaria e achava bonito o batismo por imersão.
2. Lutero admite que o vocábulo batizar significa imergir (à pg. 64 do mesmo livro também tem esa afirmação).
3. Apesar disso Lutero disse não julgar necessário, mesmo admitindo que esse foi o modelo instituído pelo próprio Cristo.

A pergunta é, ou são:
a) Lutero tinha mesmo intenção de restaurar o modelo de Cristianismo perfeito e original?
b) Se a forma do batismo foi alterada na Igreja, em 1520 quando Lutero escreveu este livro, já era uma tradição o batismo por aspersão, e de bebês.
c) Por que era interessante continuar batizando por aspersão?

Vale lembrar que o livro trata de crítica e análise aos 7 sacramentos da Igreja de Roma - e a respeito do sacramento do Batismo, Lutero afirma:

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que segundo a riqueza de sua misericórdia conservou pelo menos esse único sacramento em sua Igreja, ilibado e incontaminado pelas prescrições dos homens." (pg. 58)

Vamos refletir novamente:
1. Luero ainda cria que a Igreja Católica era a Igreja de Deus;
2. Lutero diz que dos 7 sacramentos o único que foi mantido ileso era o batismo, ou seja o batismo católico é perfeito;
3. Se Lutero disse que o modelo instituído por Jesus é a imersão, quem foi que mudou para aspersão? e como poderia isso se harmonizar com a afirmativa de que "o sacramento do batismo estava incontaminado pela prescrição dos homens"?





Concluo que:
1. Lutero não pretendia restaurar a Igreja em sua forma original - mas promoveu uma faxina nos excessos, e preservou a estética da Igreja Católica que ele julgava conveniente. Por defender o batismo de crianças - é lógico que a aspersão era a forma mais prática para isto.
2. Apesar de ser muito democrático nas suas colocações, dando espaço ao pensamento divergente, Lutero conclui seu livro com dizeres que nos parecem pretensiosos no sentido da verdade revelada:

"Aqui ponho um fim a este prelúdio que ofereço com prazer e alegria a todos os piedosos que sejam conhecer o verdadeiro entendimento da Escritura e o uso legítimo dos sacramentos." (pg.166)

Potanto Lutero sugere que estava transmitindo o verdadeiro entendimento da Escritura. Pressupoõe-se pelo verdadeiro a existência do falso entendimento, e Lutero diz que o seu entendimento, neste caso, é o verdadeiro. Além disso no texto complementar do referido livro cita-se Lutero a dizer: "Quantos mestres diversos seguirá o próximo século? Cada um desejará fazer-se seu próprio Salvador; e, então, quantas dissipiações, quantos enormes escândalos..."

Neste ponto o Dr. Lutero estava certo, haveriam muitas dissipações, e muitos escandâlos.. estão aí os líderes religiosos evangélicos que não nos deixam em dúvida disso...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Proatividade - faz toda a diferença!




(Por Sérgio Batista. 12/01/2008)





O cérebro humano tem um espaço fantástico, com capacidade de absorção, e fixação, de dimensões incríveis, destinado para fatos que não constam das imagens e informações repetitivas, ou seja, para aqueles dados exclusivos e inéditos, ou fora do que é comum ou corriqueiro.



É muito interessante que em apoio dessa verdade, basta refletirmos sobre as técnicas de memorização, muitas vezes ministradas em cursos específicos para essa finalidade. Li há alguns anos, em um artigo que tratava do tema, uma dica das muitas possibilidades para você não esquecer de comprar algo quando for ao comércio; o artigo dizia por exemplo que se você quer comprar pasta de dente e leite, o que poderia pensar para não esquecer? “pense numa vaca escovando os dentes”... é engraçado imaginar isso, não é verdade?, mas além de engraçado é acima de tudo algo inédito ! O seu cérebro estará encaminhando essa imagem, pois o cérebro trabalha com imagem e com figuras, para um campo muito disponível para captar essa imagem e gravá-la, ele não vai descartar essa imagem, pois não há nada ali (no cérebro), parecido com isso. Pronto ! Você não vai esquecer de comprar sua pasta de dente e o leite.



Aonde quero chegar com toda essa história? Simplesmente essa é uma base para que não se tenha dúvida, que se você há de ser notado, se você há de fazer a diferença na sua vida, seja na família, seja no trabalho, no seu grupo social – você precisa fazer o inédito, o diferente, aquilo que esteja fora de um padrão estabelecido, e repetitivo.



Quando por exemplo, o colaborador na Empresa executa exatamente o padrão definido para o seu trabalho, oh! Isso é realmente desejável, cumprir o padrão ! Entretanto não espere esse camarada que cumprir o padrão lhe vai dar por si só, aumento, e promoção para novos desafios... Quando agente apenas cumpre o padrão, estamos fazendo o mínimo para apenas garantir nosso lugarzinho... se é que alguma coisa no campo empresarial, ou em qualquer outro de nossa vida, pode ser dito como “garantido”...



Tudo que está fora do padrão é o diferencial que faz focalizar as atenções no que você anda fazendo. Mais desastroso do que seguirmos com aquela rotina medíocre (no sentido literal da palavra: mediano, médio...), apenas cumprindo o padrão, o que com certeza, é fácil de passar desapercebido, seria não cumprirmos o padrão esperado. Ao agir dessa forma, chamaremos atenção de modo negativo para o nosso desempenho, e infelizmente a tendência dos administradores é ter gestão focada no erro... onde estiver uma anomalia no processo, ali aparecerá, sem solicitação, um dedão apontado...



O segredo, é então garantir o padrão, e buscar o “piraquê” a mais... esse “piraquê a mais” deverá algo que surpreenda... tudo aquilo que o chefe não pediu, mas que agente fez, criou, implantou que facilitou o trabalho, simplificou, cortou desperdício e custo, agilizou, isso sim fará toda a diferença.... é assim que muitas pessoas crescem na empresa e crescem rápido... o que deixa intrigados a muitos colegas veteranos, há anos fazendo tudo certinho, batendo o ponto na hora certa, dia após dia, ano após ano, há muitos anos...



A Bíblia tem uma mensagem clara sobre o que acontece com profissionais empenhados. Diz em Provérbios 22:29: “Observaste o homem que é destro na sua obra? É perante reis que ele se postará, não se postará diante de homens comuns”...



Então ? arregace as mangas, mãos à obra, faça a diferença, e não vai esperar muito pra ver o que vai acontecer a seu favor !

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pedaços de Deus





Tenho aprendido algumas coisas na minha vida, agora com 40 anos...
Cada dia que passa estamos mais próximos da nossa partida, e quando esse dia chegar, veremos que tudo passou muito rápido.
Devemos fazer o bem enquanto estiver ao nosso alcance fazer.
Todas as pessoas são um pedaço de Deus, infelizmente agente só reconhece isso tarde demais, ou talvez nunca reconheçamos.
Nunca faça nada esperando reconhecimento ou gratidão - esse é o caminho mais seguro para ficar frustrado, quando não, infeliz mesmo...
Tudo que é bem feito foi bem planejado e realizado com muito esforço, quando o sucesso vem sem esforço isso é pura sorte, e sorte é como ganhar na megasena, foi sorte...
Cuidar da nossa saúde é uma das responsabilidades mais prioritárias que temos na vida, estou em dúvida se eu posso mesmo chamá-la de a mais importante, e ainda não descobri o porquê deveria ter dúvida sobre isso! afinal somos o templo de Deus!
Quando você passa a ter filhos nunca mais você olha o mundo e as pessoas da mesma forma que antes.
Quando você perde um ente-querido na morte, nunca mais você terá medo de falar uma palavra de conforto para o próximo que passar por isso.
Eu não precisaria da Bíblia para acreditar em Deus, tudo em minha volta já me faz crer, mas eu preciso acreditar muito em Deus para acreditar em toda a Bíblia, e eu creio!
Se meu último dia de vida fosse hoje, e se você estivesse lendo isso depois desse último dia, eu só tenho a te dizer: desculpa por eu não ter sido mais do que fui para tornar a sua vida melhor, mas nem por isso deixe de acreditar no
ser–humano - todos somos pedaços de Deus!...


- Sérgio Batista
28 de novembro de 2010